Você sabe se sua empresa dá LUCRO?

Você sabe se sua empresa dá LUCRO?

Quer descobrir? Temos uma fórmula para você!

Vamos trabalhar com um relatório de fluxo de caixa…Mas aí você me pergunta:  Da onde que isso é novidade?

Calma…Nós vamos trabalhar com um fluxo de caixa um pouco mais elaborado, mais avançado, que vai te ajudar a descobrir se de fato a sua empresa está dando LUCRO OU NÃO.

Te assustei? Respira…porque estamos aqui pra te ajudar!

Bora começar…

1- O primeiro passo é descobrir a receita da sua empresa

Digamos que sua empresa vende um tapete específico por R$ 599,00. Esse é o valor que seu cliente paga para você e isso é a receita do seu negócio, ou seja, o dinheiro que de fato entrou na sua conta corrente.

Mas, automaticamente, esse valor já não é mais o que entrará para você, porque uma pequena parcela foi para imposto com nota fiscal, outra para a taxa do cartão de crédito e por aí vai. 

Para vender esse tapete você teve que comprar ou produzir, então uma boa parcela foi para os fornecedores, ou para o custo de frente na compra…

E tudo isso é o custo variável e está diretamente ligado a sua receita, porque quanto mais você vende, mais custo variável você tem. 

Essa dinâmica é muito importante para você entender o seu negócio!

Agora, já temos nosso primeiro conceito: 

Receita – (menos) Custo variável = margem de contribuição, ou seja, o lucro bruto.

Mas ainda não acabou por aqui… 

Temos também as tarifas bancárias que você paga, o aluguel, condômino, salário da equipe, salário dos sócios…Existe uma série de despesas fixas – despesas que faça chuva ou faça sol, você vai ter todo mês. 

Mas não se engane, despesas com água, luz e telefone não são despesas variáveis,  independente se em cada fatura vem um valor diferente. Ao contrário, elas são fixas, porque todo mês elas estão lá para você pagar. 

2- O segundo passo é descobrir o Lucro Antes dos Investimentos da sua empresa 

O que sobrou se chama – LOAI – Lucro operacional Antes dos Investimentos. 

Mas o que significa isso? 

Vamos dizer que é o arroz com feijão do seu negócio, porque: 

  • Você recebeu seu dinheiro;
  • Você pagou os custos variáveis;
  • Você pagou as despesas fixas;

Para simplificar, é tudo aquilo que você possui antes de fazer qualquer investimento. 

Mas… se nessa etapa já acabou o dinheiro da sua empresa, se ela já está no negativo, sinto em lhe dizer….Seu problema é bem grave!

Um mês ou outro ficar no negativo é até normal, mas na média tem que ser positiva.

Então, se existe lucro ANTES dos investimentos, é porque existem investimentos, como por exemplo: Investimentos com marketing, loja física, computadores, mobiliário, reforma, máquinas de produção se você for uma indústria, consultoria, treinamentos…

E com isso já temos nosso segundo conceito: 

Investimento – é um gasto que você pretende ter um retorno a curto, médio ou longo prazo.

Recapitulando: 

Receita – Custo variável – margem de contribuição – os gastos fixos = LUCRO OPERACIONAL ANTES DOS INVESTIMENTOS – investimentos = LUCRO OPERACIONAL.

3- O terceiro passo é descobrir o Lucro Operacional 

Aqui temos nosso terceiro conceito: 

Lucro Operacional – Ele vai indicar se a sua operação dá lucro ou não. Ou seja, é a forma de medição do lucro que tem como objetivo principal estabelecer uma relação entre a receita, as despesas operacionais e o retorno obtido através da atividade fim.

Então, sabe aquela pergunta inicial do artigo?  É AQUI QUE VOCÊ VAI ACHAR A RESPOSTA!

E para chegar a essa resposta, precisamos saber porque chama-se lucro operacional, pois pode existir uma entrada e uma saída não operacional…

Calma, mas  o que é isso? 

São entradas ou saídas de dinheiro que não fazem parte da operação do seu negócio, por exemplo: 

Uma entrada não operacional é captação de empréstimo do banco…mas isso não pode estar incluso nas receitas, porque se você incluir um empréstimo junto, vai aparentar um resultado que você não tem.

Já a saída não operacional é o resultado desse empréstimo, o pagamento de juros e a distribuição de lucros.

Agora sim, fazendo todos os passos anteriores você vai ter o seu resultado líquido, ou seja, tudo o que sobrou do seu dinheiro

As vezes acontece de você ter um lucro operacional antes do investimento muito bom, mas todo o dinheiro que sobra nessa etapa você utiliza para investimentos. 

Muitas vezes você realiza investimentos desnecessários para o momento e com isso o lucro operacional fica negativo. 

Outra hipótese é de você ter o lucro operacional positivo, mas a movimentação não operacional, principalmente quando a saída operacional é muito grande, com pagamento de empréstimos, juros bancários ou até mesmo dívidas passadas, deixando o resultado negativo.

Nós queremos que você tenha uma estrutura ideal para chegar ao nível em que a margem de contribuição é boa, o lucro operacional antes e depois do investimento são bons e que você tenha o mínimo possível de empréstimos. Assim, sobra um resultado líquido muito melhor!

Lembre-se: Cada um terá a vista da montanha que escalar…Então comece, mesmo que escalando pouco, logo logo você verá seus negócios em outro patamar!

E aí, gostou? 

Quer aprender mais sobre fluxo de caixa? Então leia nosso artigo, você vai entender de forma simples o que é e como aplicar em sua empresa… 

É só acessar o link ->  

https://www.contabilize.com/entenda-as-diferencas-entre-capital-de-giro-e-fluxo-de-caixa-e-como-aplica-los-em-seu-negocio/

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Conte com dicas valiosas para o crescimento de sua empresa!