Descubra tudo sobre a importância de formalizar seu negócio!

Muitas pessoas ao ter ideias para empreender algum negócio ou produto pensam em pular a parte de abrir uma empresa, isso porque a primeira coisa que vem à cabeça são os custos para formalizar o negócio e mantê-lo.

Se você é desse time, não se preocupe, é normal pensar assim e é por isso que estamos aqui hoje. Vamos te explicar certinho os processos, procedimentos e benefícios de formalizar a sua empresa, além de te apresentar 6 motivos pelos quais você vai querer fazê-lo hoje mesmo!

Burocracia e valores elevados

O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com os índices mais elevados para se abrir uma empresa, ficando à frente de países como Estados Unidos, China e Rússia.

A burocracia desse processo, aliado aos valores elevados são o fatores que mais levam um empreendedor a andar na desregularidade. Para se ter uma ideia são necessários 8 passos até conseguir a formalização.

Eles envolvem: alvará sanitário, alvará do corpo de bombeiros e de funcionamento, da prefeitura, viabilidade de nome e localização, registro comercial, visto de advogados e gastos com o cartório.

As micro empresas e empresas de pequeno porte levam uma pequena vantagem, pois elas não necessitam de vistos de advogados, fato que reduz um pouco o valor total, mas que mesmo assim não fazem seus donos optarem pela formalização.

Além desses gastos burocráticos para formalizar a empresa, o proprietário ainda precisa gastar com suas manutenções, que envolvem os altos impostos, fazendo com que esses micro e pequenos empreendedores optem pela irregularidade.

Riscos da informalidade

As empresas que não formalizaram seu negócio podem ter diversas complicações ao longo do tempo, como cruzamento de dados financeiros, desvantagem competitiva em relação à grandes organizações, falta de seguro social e estoque de produtos.

Tudo isso implica em riscos de ter que ‘fechar as portas’ quando uma fiscalização for até a sua empresa, bem como ter sua mercadoria apreendida durante essa fiscalização, o que resulta em dinheiro jogado fora!

Pois é, até aqui o assunto não foi agradável, não é mesmo? Mas calma, agora vamos te mostrar os benefícios!

Benefícios da formalização do seu negócio

Quando uma empresa decide formalizar o seu negócio, o primeiro passo é optar por qual tipo quer. O mais indicado é que as empresas optem pelo tipo jurídico. A partir daí é preciso levantar alguns dados, como levantamento anual, se a empresa conta ou não com sócios, quantos funcionários ela tem, entre outros, para depois entrar com a formalidade.

O caminho mais indicado para quem é novo na área, ou atua de forma individual é realizar a formalidade pelo MEI (Microempreendedor Individual). Vamos te explicar um pouco mais sobre ele levantando um contexto histórico da criação do MEI! Preste bem atenção!

Resultado de imagem para preste atenção gif

O cenário de micro empresas crescendo no país é grande e está em constante evolução. Elas são fundamentais para movimentar o PIB do país e ocupam uma parcela de 25% dele. Além disso, elas são responsáveis por 70% das novas vagas de trabalho ofertadas mensalmente.

Justamente por essas micro e pequenas empresas movimentarem tanto o país, foi criado em 2006 o Simples Nacional, um regime que visou facilitar e incentivar o surgimento de novos negócios.

Posteriormente o Super Simples também foi criado, permitindo reduzir em 40% os impostos para essas micro e pequenas empresas. Contudo, as cargas tributárias continuavam elevadas. Isso fazia com que as empresas vivessem na irregularidade.

Com isso, em 2009 surgiu o MEI (Microempreendedores Individuais). Ele permite que pessoas trabalhem por conta própria dentro da regularidade, se tornando assim um pequeno empresário individual.

Para ser um MEI não é possível ser sócio, nem titular de nenhuma outra empresa. É necessário também faturar cerca de 81 mil reais no ano todo. Ele ainda possibilita até 1 empregado que deve receber um salário mínimo ou o valor do piso da categoria em que atua.  

Depois de sua criação, a quantidade de microempreendedores individuais no país só vem crescendo, devido a inexistente taxa de tributos federais. Sim! O MEI só paga um valor fixo mensal bem baixo para a Previdência Social.

Além disso ele deve cumprir algumas obrigações para a abertura do seu negócio, assim como as empresas maiores, mas com maior facilidade. Elas incluem a obtenção de alvará (emitido via internet), um relatório mensal de receitas brutas, declaração anual simplificada, custo para contratação de um empregado e tributação mensal.

Como deu para perceber, o MEI não precisa se preocupar com registro de empresa, muito menos com burocracias.

Olha só outras vantagens:
  • Cobertura previdenciária;
  • Compras e vendas em conjunto;
  • Acesso a produtos e serviços bancários;
  • Controles simplificados: como já dito, a formalização é muito rápida e simples. Além disso, é necessário realizar somente uma declaração de faturamento;
  • Facilidade para vender para o Governo, tanto na esfera Federal, quanto Estadual e Municipal;
  • Possibilidade de crescimento como empreendedor: em um dia você pode estar só começando, no outro pode estar se tornando uma grande ou média empresa;
  • Serviços gratuitos;
  • Segurança jurídica: existe uma Lei que impede alterações por Medida Provisória;

Viu quantas vantagens? Elas fazem muita diferença para o seu negócio! Depois da implantação e criação do Microempreendedor Individual, cerca de 54% das empresas ampliaram os seus investimentos com o seu negócio.

Agora que você já entendeu mais sobre os benefícios da formalização para sua micro ou pequena empresa vamos te dar 6 motivos para você formalizar agora mesmo o seu negócio! Olha só:

  1. Benefícios do INSS
  2. Emissão de notas fiscais
  3. Crescer mais como empresa
  4. Facilidade de abrir uma empresa
  5. Conseguir empréstimos como empresa
  6. Vender para outras empresas
Afinal, o que a Contabilidade tem a ver com isso?

Para quem deseja formalizar sua empresa ou o seu negócio, é fundamental que ela conte com a ajuda dos serviços prestados por nós, contadores. Afinal, nós possuímos o conhecimento e domínio sobre todos os atributos que envolvem a formalização e tributação.

Ficou com alguma dúvida ou quer formalizar a sua empresa? Entre em contato conosco! Estamos preparados para te ajudar da melhor forma e contamos com uma equipe preparada para te atender!

#formalização #empresas #microempresas #mei #microempreendedor #contabilidade #contabilize #vempracontabilize 

 

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Conte com dicas valiosas para o crescimento de sua empresa!